Um Cantinho no Douro

Conheça esta bela região do Alto Douro Vinhateiro.
Compreenda a sua cultura e tradição, saboreie a sua gastronomia e prove os seus tão prestigiados vinhos.

Paisagem

Gastronomia

Vinho

Eventos

Natureza

Património

Espaço Miguel Torga

O Espaço Miguel Torga é um lugar de arte, cultura e literatura, onde pode ficar a conhecer toda a história e obra de um dos grandes autores portugueses do século XX. A sua ligação ao Douro é bem evidente durante toda a visita ao espaço.
Desfrute ainda de toda a arquitetura do espaço desenhado pelo arquiteto Souto Moura.

Casa de Mateus

A Fundação da Casa de Mateus, situada em Vila Real, é sem dúvida um dos locais a não perder nesta sua estadia pela região do Alto Douro Vinhateiro. Edificada durante a primeira metade do séc XVIII, contempla uma arquitetura barroca, com traços e pormenores deliciosos e um encanto fantástico. Aproveite para fazer uma visita guiada e adquirir produtos locais na loja física situada no seu interior.

Aldeias Vinhateiras

As aldeias de Barcos, Favaios, Provesende, Salzedas, Trevões e Ucanha são recantos imperdíveis na região do Douro. Classificados como Aldeias Vinhateiras desde 2001, estes povoados de elevado valor patrimonial são autênticos testemunhos da História da cultura da vinha e do vinho do Douro.
Visite Favaios, a Aldeia Vinhateira mais próxima da Casa da Trigueira, no concelho de Alijó, e prove o famoso moscatel e o pão, que dão pelo nome desta bela localidade.

Museu do Douro

No Peso da da Régua situa-se o Museu do Douro, representando toda a identidade desta bela região, cuja história se construiu com muito suor e lágrimas dos seus habitantes, em território agreste, na luta pelo desenvolvimento da atividade vitvinícola. Faça uma visita e fique a conhecer tudo sobre a História do Douro. No interior do Museu, no restaurante, aproveite para provar alguns dos maravilhosos sabores que esta região tem à sua espera. Contemple, ainda, uma das mais privilegiadas vistas sobre o rio Douro.

Museu de Lamego

No antigo Paço Episcopal de Lamego situa-se mais um importante Museu da região. Com elevado valor patrimonial de exceção, destacam-se os “tesouros nacionais”, num conjunto de 18 peças à guarda do Museu. Aproveite esta visita para conhecer a Sé de Lamego, bem como a restante cidade onde se destaca o Escadório de Nossa Senhora dos Remédios. Se vier no final da primeira semana de setembro, não perca as festividades tradicionais em honra desta Santa.

Rota dos Miradouros

Siga toda a Rota dos Miradouros e descubra as paisagens mais incríveis do Alto Douro Vinhateiro. Alguns dos miradouros a não perder nesta sua estadia: Casal de Loivos (Alijó), Nossa Senhora da Piedade (Alijó), São Leonardo da Galafura (Peso da Régua), Nossa Senhora de Fátima (Tabuaço), Nossa Senhora das Neves (São João da Pesqueira), São Salvador do Mundo (São João da Pesqueira), Rota do Douro (Carrazeda de Ansiães), Arnozelo – Numão (Vila Nova de Foz Côa) Santa Bárbara (Mós, Vila Nova de Foz Côa), São Silvestre (Mesão Frio), Santo António (Peso da Régua), Boavista (Lamego), São Domingos (Armamar), Misarela (Armamar).

Evento Douro TGV - Turismo, Gastronomia e Vinho

Douro TGV, um evento ímpar que tem lugar durante o mês de maio na cidade de Vila Real, no Parque de Ciência e Tecnologia - Regia Douro Park e tem com o objetivo promover o que de melhor existe na região: Turismo, Gastronomia e Vinho. Ideal para quem quer saber mais sobre a região e provar o que de melhor ela tem para oferecer. Sem dúvida um verdadeiro 3 em 1 a não perder.

Passeios de Barco

O Douro é inesquecível de todas as formas, mas se quer viver de forma intensa e sublime esta região, aproveite a sua estadia na Casa da Trigueira para experimentar uma viagem de barco pelo rio. Ao sabor do vento, veja e deixe-se envolver pelas deslumbrantes variações da paisagem. A dois ou em família, não se esqueça da máquina fotográfica. Para além de ficar para sempre gravada na memória, a paisagem do Douro é um álbum à espera de ser revisitado.

A Mais Bela Estrada do Mundo

A Estrada Nacional 222, entre a Régua e o Pinhão, é a "mais bela do Mundo". De carro ou de bicicleta, deixe-se levar pelo traçado que, junto ao rio, desvenda pedaços de paisagem inigualáveis, onde as quintas são rainhas.